Projeto de Segurança Física
Trata-se de um relatório de análise crítica dos riscos e dos recursos humanos, tecnológicos e de processos do sistema de segurança, com a proposição de medidas preventivas e de proteção para o tratamento dos riscos identificados.
A escolha da metodologia de análise e avaliação de riscos é um fator determinante para a correta compreensão do nível de vulnerabilidade do cliente, sendo assim adotamos como ferramenta de trabalho o método GIRO® – Gestão Integral de Riscos nas Organizações*, por sua aplicabilidade em empresas de quaisquer segmento.
A entrega do relatório precede a uma dissertação sobre o mesmo a ser agendada com o cliente para o melhor entendimento dos conceitos empregados e a sua fundamentação científica.
É importante esclarecer que o Relatório Diagnóstico de Segurança não tem caráter de auditoria dos processos de segurança, pois essa atividade específica deve ser realizada com base em parâmetros previamente definidos pelo o cliente.
GIRO® – Gestão Integral de Riscos nas Organizações – Metodologia desenvolvida pelo Prof. César A. Duque Arbeláez (Colômbia).A aquisição de sistemas eletrônicos de segurança, assim como a construção de portarias, guaritas, barreiras físicas perimetrais e salas de segurança, não devem ser realizadas sem a elaboração de um projeto de segurança física que estabeleça onde, o que e como estes dispositivos serão instalados. Nosso projeto é apresentado ao cliente por meio de desenhos técnicos coloridos e legendados, ricamente detalhados, representando a arquitetura do sistema projetado. Esse material é elaborado a partir de plantas executivas de arquitetura e instalações atualizadas ou croqui sem escala da área que é objeto do estudo.
Os desenhos técnicos são fundamentais para o projeto, pois retratam de forma ilustrada o correto posicionamento e instalação dos dispositivos de segurança, dos seus elementos construtivos e da alocação de recursos humanos.
Apresentamos também um memorial descritivo completo do sistema, constando a especificação técnica dos equipamentos e da infra-estrutura necessária, assim como uma descrição detalhada do seu funcionamento e finalidade no tratamento dos riscos.
Este documento estabelece ainda todas as condições de fornecimento e instalação do sistema a ser implantado, definindo um cronograma físico financeiro das obras, testes de aceitação do sistema, treinamento dos seus operadores, garantias e o processo de manutenção.